sexta-feira, 19 de março de 2010

A esteira

A esteira faz parte da minha vida há quase três anos, desde que comecei a malhar. E foi na boa e velha esteira que comecei a correr. Aliás, se não fosse ela acho que jamais teria dado o primeiro trote.
É fato que depois que a gente começa a correr na rua, fazer uso do equipamento se torna algo bem chatinho, mas para mim ela é indispensável.
Tenho treinado três vezes por semana e dois desses treinos são indoor. Não nego que seja bem melhor correr com uma brisa, olhando a natureza, observando as pessoas, sentindo o sol, mas correr na esteira também dá aquela onda e pode sim, ser muito eficiente. Atualmente, com os recursos que o equipamento oferece o rendimento de quem corre na esteira é praticamente o mesmo de quem corre na rua. Gente! A diferença de rendimento é de menos de 10%. Ah, vale incliná-la para obter uma maior proximidade com o treino na rua. 
E, a quem interessar possa, já cansei de ler que é até possível treinar para uma maratona apenas na esteira. Possível, não quer dizer que seja indicado hein!
Acho o treino indoor muito legal, por exemplo, para fazer os famosos treinos intervalados, que ajudam a ganhar resistência e velocidade. Para quem está começando e ainda não se animou a exibir os tênis por aí. Da mesma forma, para quem pretende seguir uma planilha e ainda não adquiriu um frequencímetro.   
Vale dizer que o impacto na esteira é bem menor que no asfalto de forma que as articulações do quadril, joelho e tornozelo são mesmos compometidas.
É isso aí, na rua ou na esteira o que importa é correr.


Ps.: Eu comecei a correr com essa planilha da Revista Boa Forma:


1 min de caminhada forte + 1 min de trote + 1 min de trote acelerado + 1 min de corrida

1ª semana 20 minutos (repetir 5 vezes)
2ª semana 24 minutos (repetir 6 vezes)
3ª semana 28 minutos (repetir 7 vezes)
4ª semana 32 minutos (repetir 8 vezes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário